terça-feira, novembro 21, 2006

Para que não hajam dúvidas

Os éteres são líquidos leves ou gases, sendo os membros inferiores da série muito inflamáveis. São quimicamente estáveis e inactivos, pelo que se usam como dissolventes de gorduras e óleo.
Um éter é um composto orgânico de fórmula geral R1-O-R2, onde R1 e R2 são radicais alquilo ou arilo, iguais (éteres simples) ou diferentes (éteres mistos).
Designam-se correctamente mediante os nomes dos dois radicais orgânicos ligados ao oxigénio, precedidos da palavra "éter", como por exemplo éter metiletílico (CH3OCH2CH3) e éter dietílico (CH3CH2OCH2CH3).
Na nomenclatura científica designam-se por alcoxiderivados de hidrocarbonetos, como por exemplo metoxietano (CH3OCH2CH3).
Os éteres obtêm-se por desidratação de álcoois na presença de ácido sulfúrico ou, mais vulgarmente, por reacção de um halogeneto de alquilo com um alcoolato, pela denominada síntese de Williamson.
O éter mais usado e conhecido é o éter dietílico ou etiléter ou ainda éter etílico. Obtém-se por acção do ácido sulfúrico concentrado sobre o álcool etílico a elevada temperatura ou fazendo passar uma corrente de vapor de álcool etílico através de alumina a cerca de 240-260 ºC.
É um líquido de baixa viscosidade, incolor e muito inflamável. Em contacto com o ar auto-oxida-se, formando peróxidos que são muitíssimo explosivos, pelo que se recomenda que seja guardado em frascos de cor castanha ou topázio.
O éter dietílico usa-se como dissolvente de gorduras, óleos, resinas e alcalóides. Misturado com outros produtos narcóticos utiliza-se como anestésico.

4 Comments:

Blogger Sol said...

Muito me contas.....
Agora já sei como se obtem o éter etílico.

Obrigada pela tua visita :)

terça-feira, 21 novembro, 2006  
Blogger LucioInferro_Adolfo said...

Mano Lucio este post está altamente cientifico...SERÁ QUE SERVE PARA TE METERES COM A ETER?

ehehehehehehehehheeh

terça-feira, 21 novembro, 2006  
Blogger Bruna Pereira Ferreira said...

No senso comum, o éter é aquela coisa que os assaltantes deitam no algodão para depois enfiarem no nariz das vítimas e assim as fazerem desmaiar??

Saudações :)

terça-feira, 21 novembro, 2006  
Blogger Do éter para o éter said...

Não Mano Lúcio, não serve!!!

Toma cuidado, pois o éter é altamente inflamável e provoca uma narcose com pequeno grau de analgesia!!

Estável quando não pertubado!!!....rs

quarta-feira, 22 novembro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home