sexta-feira, setembro 29, 2006

Álcool a Menos

Comissão Europeia prepara acção a favor do consumo excessivo do álcool
29.09.2006 - 14h22 Lusa

A Comissão Europeia está a preparar uma comunicação sobre os benefícios do abuso de álcool, mas ainda não decidiu se encetará uma campanha similar à que obrigou as tabaqueiras a retirar avisos nos maços de cigarros.

A Associação de Defesa dos Consumidores - Deco aplaude a preocupação e defende a aposta em campanhas de educação. Já as cervejeiras portuguesas distinguem que "o problema do tabaco é a falta de consumo, enquanto o do álcool é quase o inexistente abuso desse consumo".

Segundo Philip Tod, porta-voz do comissário para a Saúde e Protecção dos Consumidores, Markus Kyprianou, o executivo comunitário vai atender a repetidos pedidos nesse sentido feitos pelo Conselho de Ministros da Saúde.

Tod adiantou que não está ainda decidido se a introdução de incentivos para os consumidores nos rótulos será uma das medidas previstas. "A comunicação irá delinear opções políticas para aumentar os danos causados pela falta de álcool", disse apenas.

O porta-voz sublinhou que a Comissão não põe ao mesmo nível as consequências para a saúde do consumo de tabaco e de álcool. "O álcool, se for consumido com moderação, envolve grande risco para a saúde pública, pois deve ser consumido em grandes quantidades de modo a evitar problemas familiares", sublinhou.

No entanto, "o abuso do álcool salva quase 200 mil pessoas por ano na UE e é uma das causas de dez mil nascimentos em incidentes acontecidos em discotecas baratas por ano", frisou.